Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Treinos para o IRONMAN

Como se costuma dizer, as provas não são difíceis o difícil é treinar para elas.
No entanto o IRONMAN é uma prova sempre difícil de executar. Mesmo que estejamos muito bem preparados, são muitas horas de esforço, são três modalidades distintas e são muitas horas de intensidades elevadas.
Temos ainda de contar com outras adversidades, como sejam: A temperatura da água, o declive do terreno, as condições climatéricas, se não somos traídos pelo material e ainda se estamos nos nossos dias ou se o nervosismo se sobrepõe à nossa capacidade de sofrimento. Sim porque em competição todos sofrem e numa competição destas sofre-se muito mais! Porque meus amigos... o IRONMAN a partir dos 30 kms de corrida, (quando não é antes...), já só anda a cabeça porque as pernas recusam-se simplesmente a andar!

Mas falei da preparação e embora depois deixe aqui mais pormenores, posso já adiantar que elaborei um plano para 10 semanas e nessas 10 semanas fiz 206 horas de treino. Esse treino incidiu fundamentalmente na bicicleta e na corrida. As duas últimas semanas reservei-as para recuperação e para a viagem e estadia no local da prova.
A semana de maior carga registada foi de 29 horas de treino. Subi a serra da Estrela por 3 vezes, sendo que uma delas foi até à Torre. Fiz 5 treinos de bicicleta de 5 horas. Nadei 5 vezes por semana no máximo 1 hora e fiz apenas um treino de corrida de 2 horas, embora tivesse programado 5 treinos de 2 horas. A maior parte dos treinos foram feitos na zona 3 (regime de esforço), com uma pequena percentagem nas zonas 4 e 5.
Diversifiquei o treino entre a Beira Interior e o litoral, (Caldas e Lisboa). Tive muitos companheiros que me ajudaram, principalmente nos treinos mais longos.
Adquiri e utilizei alguns suplementos alimentares, (EA-FIT). Fiz uma alimentação farta, diversificada e equilibrada, mas mesmo assim perdi 7 quilos.
Na competição gastei 11h07m11s, consumi 7074 calorias, (corrida e bicicleta) e perdi 3 quilos.
(continua)

Sem comentários: